FAQ
Perguntas frequentes
Tens direito a 25 dias de férias pagas por ano, caso trabalhes a tempo inteiro. No entanto, é necessário primeiro trabalhar e acumular esses dias antes de poderes tirar férias.
Durante os períodos em que estiver ausente em férias e não estiver a utilizar o quarto, a Eastmen continua a cobrir os custos de aluguer. Isto permite-nos disponibilizar o quarto para outras pessoas que necessitam de alojamento. Se planeia deixar os seus pertences no quarto enquanto estiver fora e deseja regressar ao mesmo espaço posteriormente, tem a opção de assumir o pagamento pelo período de férias. Este pagamento é de 100 euros por semana e garante que o quarto se mantém reservado exclusivamente para si durante a sua ausência. Alternativamente, caso opte por não cobrir as despesas de aluguer durante o período de férias, solicitamos gentilmente que remova todos os seus pertences pessoais do quarto e deixe-o limpo. Isso permitirá que possamos preparar o espaço para que outra pessoa o possa utilizar.
Sim, quando vai de férias, o dinheiro das férias que acumulou durante o seu tempo de trabalho é pago proporcionalmente ao número de dias de férias e ao montante acumulado.
Isto depende da empresa para a qual trabalha. Eles precisam ser capazes de gerir a sua ausência durante o período em que está de férias. Antes de planear e reservar as suas férias, deve discutir os seus planos com o seu supervisor e obter a respetiva aprovação. Após obter a aprovação da empresa para a qual trabalha, deve notificar o nosso departamento de coordenação sobre o seu período de férias. Por favor, envie um e-mail para [email protected] com o seu nome e o período das suas férias, e os nossos coordenadores irão registá-lo na nossa base de dados.
Não, de acordo com o contrato para as fases 1 e 2, o contrato pode ser rescindido por ambas as partes sem a necessidade de um documento a confirmá-lo. Se solicitado, a Eastmen pode fornecer uma Declaração de Emprego como comprovativo do período trabalhado na Eastmen. Por favor, solicite-a enviando um e-mail para [email protected].
Ser feliz no trabalho é algo que tanto a Eastmen quanto os nossos clientes consideram muito importante. Antes de considerar mudar de emprego, pode ser útil comunicar ao seu recrutador as razões pelas quais gostaria de mudar de trabalho. Quem sabe, talvez algo possa ser alterado para que se sinta novamente feliz. Se isso não for possível e ainda se sentir insatisfeito, o seu recrutador poderá fornecer-lhe mais informações sobre as vagas e possibilidades disponíveis.
Sim, isso é possível. Deverá notificar os coordenadores por e-mail para [email protected] e enviar uma foto da sua nova conta bancária, onde apareçam o IBAN e o seu nome. Se enviar o e-mail antes de terça-feira, o seu próximo salário será transferido para a nova conta bancária.
Você receberá o seu contrato digitalmente após ter concluído o processo de integração, sendo a assinatura do contrato o último passo. Normalmente, isso acontece antes de chegar à Holanda, mas podem ocorrer exceções, dependendo da sua situação.
Se não se sentir bem, deve comunicar a sua ausência por doença, informando a empresa para a qual trabalha (o seu encarregado) e o nosso departamento de coordenação antes do início do seu turno. Quando estiver recuperado e pronto para regressar ao trabalho, também deve informar a empresa para a qual trabalha e o nosso departamento de coordenação.
Crianças com menos de 18 anos podem ser co-seguradas no seu seguro. Fomos nós que tratámos do seu seguro? Envie-nos um pedido para registar o seu filho/filhos para [email protected]. Só depois do registo é que ficam assegurados. Contrataste um seguro privado? Então deves contactá-los e pedir para registarem o teu filho/os teus filhos. Os outros membros da família devem obter o seu próprio seguro privado.
Sim, pode solicitar um seguro de saúde privado nos Países Baixos. Existem várias seguradoras de saúde entre as quais pode escolher. Pode ler mais sobre o assunto aqui.
Claro, mas por favor tenha em mente que, uma vez que mude para outro seguro de saúde, só poderá voltar ao seguro que a Eastmen facilita para si no início do próximo ano civil.
Um formulário A1 deve ser solicitado à segurança social, SVB, na Holanda. Para te facilitar, a Eastmen irá solicitar em teu nome. Tudo o que precisas de fazer é enviar o teu pedido para [email protected].
Sim, por favor, faça o pedido enviando um e-mail para [email protected] e você o receberá na sua caixa de entrada.
Por favor, envie o seu pedido para [email protected] e mencione o nome da sua seguradora no seu país de origem. A Eastmen tratará do resto e o formulário será enviado diretamente para a sua companhia de seguros de saúde.
Isto não é algo que enviemos automaticamente aos nossos colaboradores, pois é raramente utilizado ou exigido na Holanda. No entanto, se precisar de uma cópia, pode enviar o seu pedido para [email protected] e pediremos à companhia de seguros que nos forneça uma cópia.
Nee, nós não fornecemos um cartão de seguro físico. Ter um BSN é suficiente na Holanda. Não é necessário apresentar o cartão de seguro ao ir ao médico. No entanto, se desejar receber um cartão digital, pode enviar o seu pedido para [email protected] e pediremos à companhia de seguros que nos forneça o seu cartão digital.
O seu seguro cobre tudo o que é obrigatório na Holanda, além de 8 sessões de fisioterapia e custos de dentista de emergência até um máximo de 200 euros, uma vez por ano. Mais detalhes podem ser encontrados no contrato de seguro de saúde que será enviado para si, caso decida contratar um seguro através da Eastmen.
PAWW é uma contribuição social adicional paga pelo empregador (Eastmen) para garantir um subsídio no terceiro ano de doença ou desemprego. Este valor será deduzido, mas também será novamente acrescentado no seu recibo de vencimento mais abaixo. Isto acontece porque tem de estar visível para as autoridades e para a administração fiscal. A Eastmen, por sua vez, efetua o pagamento desta contribuição ao governo.
Infelizmente, não podemos nem temos autorização para lhe pagar antecipadamente. Ao vir para a Holanda, deve garantir que tem meios para cobrir as suas despesas de subsistência até receber o primeiro salário.
Os salários são pagos semanalmente às quintas-feiras, referentes à semana anterior. Por exemplo, na semana 2, receberá o salário da semana 1. Normalmente, o processamento do pagamento demora um dia útil, pelo que deverá ter o dinheiro na sua conta bancária no dia seguinte. No entanto, dependendo do seu banco e dos serviços que este disponibiliza, a transferência pode demorar um pouco mais a ser concluída.
Se notar algo errado com o pagamento, clique no botão "resposta não encontrada" para iniciar um chat connosco. Para questões sobre o tempo de processamento da transferência, por favor, entre em contacto diretamente com o seu banco.
A especificação salarial que recebe de nós está em neerlandês. Isto é exigido pela legislação neerlandesa. No entanto, traduzimos as especificações salariais para inglês, romeno e húngaro. Pode enviar um e-mail para [email protected] para solicitar uma cópia.
Os salários são pagos semanalmente, às quintas-feiras, referente à semana anterior. Por exemplo, na semana 2, você receberá o salário da semana 1. Normalmente, leva um dia útil para os pagamentos serem processados, portanto, no dia seguinte, deverá ter o dinheiro na sua conta bancária. Dependendo do banco que utiliza e dos serviços oferecidos, pode levar um pouco mais de tempo para que a transação seja processada. Se houver algum problema com o pagamento, clique no botão "resposta não encontrada" para abrir um chat conosco. Caso tenha alguma dúvida sobre o tempo necessário para o processamento da transferência, entre em contato com o seu banco.
Não, de acordo com a lei neerlandesa, é ilegal transferir o seu salário para a conta bancária de outra pessoa.
Se vives a menos de 15 km do teu local de trabalho e preferes ir de bicicleta em vez de carro, podes enviar um e-mail para a [email protected] e solicitar uma bicicleta elétrica. O custo para utilizar a bicicleta no trajeto para o trabalho é de 17,50 € por semana, sujeito a disponibilidade.
Sim, isso é possível. Podem combinar isso entre vocês.
Você pode utilizar o carro Eastmen para viagens privadas, mas apenas na Holanda. Não é permitido usar o carro para fins privados fora da Holanda.
Sim, se alugar um carro da Eastmen, receberá um cartão de combustível que pode utilizar gratuitamente. Se conduzir o seu próprio carro, receberá um subsídio de quilometragem para o trajeto casa-trabalho. Este subsídio será pago pelo cliente ou pela Eastmen, dependendo de qual das duas opções for mais vantajosa para si. As regras do cliente podem variar, dependendo do cliente. Na Eastmen, recebe um subsídio de quilometragem de 0,19 euros líquidos por quilómetro acima de 10 quilómetros, por trajeto, com um máximo de 80 quilómetros se residir numa habitação privada. Se viver numa casa da Eastmen, não há limite máximo.
Sim, qualquer pessoa pode alugar um carro na Eastmen. Por favor, envie um email para [email protected] para mais informações e para verificar a disponibilidade atual de carros.
Sim, se estiver alojado num alojamento fornecido pela Eastmen, o seu quarto será gratuito.
Infelizmente, tal não é permitido, pois a maioria dos senhorios não aceita animais de estimação.
Isto pode ser possível por um curto período de tempo e tem um custo adicional de 100 euros por semana. Por favor, envie o seu pedido para [email protected], e os nossos coordenadores informarão se é viável.
O número de pessoas que vivem numa habitação depende do tamanho da casa ou apartamento e do número de quartos. A maioria das habitações tem três ou quatro quartos.
Ja, caso se mude para uma acomodação privada, a Eastmen pagará um adicional de 30€ líquidos por dia de trabalho, com um máximo de 5 dias por semana.
Ja, pode alugar e viver numa casa privada. No entanto, deverá informar o nosso departamento de coordenação, por escrito, com uma antecedência de 4 semanas antes da mudança. Por favor, envie um e-mail para [email protected] com o seu pedido.st.
Sim, na Eastmen consideramos importante que as condições de vida dos nossos especialistas estejam de acordo com os requisitos exigidos pelo nosso certificado SNF e que todos tenham um bom quarto onde possam relaxar e ter privacidade.
As nossas casas estão totalmente equipadas e incluem uma ligação Wi-Fi gratuita e uma máquina de lavar roupa. Na cozinha, pode encontrar tachos, pratos, copos e talheres, assim como um frigorífico, um fogão e um micro-ondas. Por questões de higiene, será necessário trazer o seu próprio cobertor e lençóis. Caso considere que falta algo na acomodação, por favor, contacte os nossos coordenadores através do e-mail [email protected].
Todas as acomodações estão a uma distância razoável do local de trabalho. A nossa política é alojar os trabalhadores o mais próximo possível do seu trabalho, sempre que for viável. No entanto, os Países Baixos são um país pequeno e densamente povoado, pelo que nem sempre é possível encontrar alojamento muito perto do local de trabalho. A maioria das pessoas, incluindo os próprios neerlandeses, desloca-se diariamente entre 30 e 50 km para o trabalho. As estradas, autoestradas e transportes públicos são de excelente qualidade, o que torna as viagens fáceis e confortáveis.
Para ter direito à pensão AOW dos Países Baixos, é necessário ter vivido ou trabalhado nos Países Baixos durante um determinado número de anos. Se tiver 50 anos ou mais, o requisito mínimo é de 10 anos. Se tiver menos de 50 anos, deve ter vivido ou trabalhado nos Países Baixos durante, pelo menos, 50% do tempo entre os 15 anos e a idade em que atingir a idade da reforma da AOW. Pode ler mais sobre este assunto no nosso blogue.
Poderá ter direito a receber abono de família se trabalhar ou viver nos Países Baixos. Para isso, deve solicitá-lo no site da SVB. Pode consultar mais informações sobre as condições aqui.
Quando vier para a Holanda, deve trazer consigo os seguintes documentos:
- Um documento de identificação válido (pode ser o seu cartão de cidadão se for nacional de um país da União Europeia (UE) ou do Espaço Económico Europeu (EEE) ou um passaporte se não for nacional de um país da UE ou do EEE). O cartão de cidadão ou passaporte deve ter uma validade mínima de mais dois meses após a entrada na Holanda
- Uma conta bancária válida em seu nome, onde possa receber o seu salário em euros.
- Comprovativo do seu BSN, caso já o tenha. Deve ser um documento que contenha o seu nome e o seu BSN, como a confirmação de BSN que recebeu da câmara municipal, um recibo de vencimento antigo, um documento da Autoridade Tributária (Belastingdienst, em neerlandês) ou uma declaração anual do seu empregador anterior na Holanda (jaaropgave, em neerlandês).
Não, quando fores de férias, tens de organizar o transporte por ti próprio. Claro que podes pedir a um dos teus colegas de casa para te levar ao aeroporto/à estação de autocarros ou usar os transportes públicos. Não sabes como funcionam os transportes públicos? Lê tudo sobre isso no nosso blog.
Sim, os nossos coordenadores irão buscá-lo ao aeroporto ou à estação de comboios/autocarros e levá-lo até ao seu alojamento. Este é um serviço único.
Sim. Começa a acumular uma pensão no plano básico Stipp imediatamente a partir do seu primeiro dia de trabalho. Após 52 semanas de trabalho, será inscrito no plano Stipp Plus.
DigiD é um método de login seguro que permite identificar-se online ao lidar com instituições governamentais, cuidados de saúde, instituições de ensino ou fundos de pensões. Pode candidatar-se gratuitamente através da aplicação DigiD ou visitando o seu site. Virá precisar do seu número de BSN para a candidatura. Após uma candidatura bem-sucedida, receberá uma carta em casa com o seu código de ativação dentro de 3 dias úteis.
Ja. Para abrir uma conta bancária, será necessário marcar uma consulta (online) no banco da sua escolha. Dependendo de quão ocupado esteja o agendamento, alguns bancos também abrirão uma conta para si, mesmo que não tenha uma marcação. Pode simplesmente ir à filial mais próxima e perguntar se conseguem encaixá-lo na agenda deles. Pode encontrar uma lista dos bancos mais populares na Holanda aqui. De la maioria dos bancos será necessário apresentar o seu BSN e um passaporte ou cartão de cidadão válido. Se necessário, podemos fornecer uma 'werkgeversverklaring', que pode solicitar enviando um email para [email protected].
Um BSN (número de serviço do cidadão em português) é um número de registo único atribuído a todas as pessoas que residem na Holanda. O BSN é necessário para abrir uma conta bancária, solicitar um seguro de saúde e benefícios sociais, ou até mesmo para contratar uma assinatura de telefone. O seu empregador também precisa do BSN para poder pagar o seu salário. Sem ele, não poderá ser pago. Aquando da sua chegada à Holanda, o nosso departamento de coordenação agendará um encontro para si na câmara municipal e enviará todos os detalhes por e-mail. Receberá o seu BSN após o encontro. Deverá trazer consigo um passaporte válido ou um cartão de cidadão válido (se for cidadão da UE).
Não, o número BSN é um número único, atribuído apenas uma vez na vida. Por conseguinte, não pode ser desativado, alterado ou renovado.