Para ter direito à pensão AOW dos Países Baixos, é necessário ter vivido ou trabalhado nos Países Baixos durante um determinado número de anos. Se tiver 50 anos ou mais, o requisito mínimo é de 10 anos. Se tiver menos de 50 anos, deve ter vivido ou trabalhado nos Países Baixos durante, pelo menos, 50% do tempo entre os 15 anos e a idade em que atingir a idade da reforma da AOW. Pode ler mais sobre este assunto no nosso blogue.
Poderá ter direito a receber abono de família se trabalhar ou viver nos Países Baixos. Para isso, deve solicitá-lo no site da SVB. Pode consultar mais informações sobre as condições aqui.
Quando vier para a Holanda, deve trazer consigo os seguintes documentos:
- Um documento de identificação válido (pode ser o seu cartão de cidadão se for nacional de um país da União Europeia (UE) ou do Espaço Económico Europeu (EEE) ou um passaporte se não for nacional de um país da UE ou do EEE). O cartão de cidadão ou passaporte deve ter uma validade mínima de mais dois meses após a entrada na Holanda
- Uma conta bancária válida em seu nome, onde possa receber o seu salário em euros.
- Comprovativo do seu BSN, caso já o tenha. Deve ser um documento que contenha o seu nome e o seu BSN, como a confirmação de BSN que recebeu da câmara municipal, um recibo de vencimento antigo, um documento da Autoridade Tributária (Belastingdienst, em neerlandês) ou uma declaração anual do seu empregador anterior na Holanda (jaaropgave, em neerlandês).
Não, quando fores de férias, tens de organizar o transporte por ti próprio. Claro que podes pedir a um dos teus colegas de casa para te levar ao aeroporto/à estação de autocarros ou usar os transportes públicos. Não sabes como funcionam os transportes públicos? Lê tudo sobre isso no nosso blog.
Sim, os nossos coordenadores irão buscá-lo ao aeroporto ou à estação de comboios/autocarros e levá-lo até ao seu alojamento. Este é um serviço único.
Sim. Começa a acumular uma pensão no plano básico Stipp imediatamente a partir do seu primeiro dia de trabalho. Após 52 semanas de trabalho, será inscrito no plano Stipp Plus.
DigiD é um método de login seguro que permite identificar-se online ao lidar com instituições governamentais, cuidados de saúde, instituições de ensino ou fundos de pensões. Pode candidatar-se gratuitamente através da aplicação DigiD ou visitando o seu site. Virá precisar do seu número de BSN para a candidatura. Após uma candidatura bem-sucedida, receberá uma carta em casa com o seu código de ativação dentro de 3 dias úteis.
Ja. Para abrir uma conta bancária, será necessário marcar uma consulta (online) no banco da sua escolha. Dependendo de quão ocupado esteja o agendamento, alguns bancos também abrirão uma conta para si, mesmo que não tenha uma marcação. Pode simplesmente ir à filial mais próxima e perguntar se conseguem encaixá-lo na agenda deles. Pode encontrar uma lista dos bancos mais populares na Holanda aqui.
De la maioria dos bancos será necessário apresentar o seu BSN e um passaporte ou cartão de cidadão válido. Se necessário, podemos fornecer uma ‘werkgeversverklaring’, que pode solicitar enviando um email para [email protected].
Um BSN (número de serviço do cidadão em português) é um número de registo único atribuído a todas as pessoas que residem na Holanda. O BSN é necessário para abrir uma conta bancária, solicitar um seguro de saúde e benefícios sociais, ou até mesmo para contratar uma assinatura de telefone. O seu empregador também precisa do BSN para poder pagar o seu salário. Sem ele, não poderá ser pago. Aquando da sua chegada à Holanda, o nosso departamento de coordenação agendará um encontro para si na câmara municipal e enviará todos os detalhes por e-mail. Receberá o seu BSN após o encontro. Deverá trazer consigo um passaporte válido ou um cartão de cidadão válido (se for cidadão da UE).
Não, o número BSN é um número único, atribuído apenas uma vez na vida. Por conseguinte, não pode ser desativado, alterado ou renovado.